segunda-feira, 23 de abril de 2012

Inércia de 10 dias, chocolates e bons treinos...

Após 10 longos dias sem treinar... Sim!!! Eu frequentemente caio na inércia por motivos torpes. Vou explicar porque os motivos são torpes. São as coisas do dia-a-dia que me matam, muito trânsito, o trabalho os estudos a cozinha e sei lá mais o que, ser gente talvez. Aí chego em casa, vejo o meu sofá e... pronto nele fico! Aí se começo a semana assim, já era.  Se não treinei ontem não treino hoje e nem amanhã aí no final me afogo em culpa. Viu? Os motivos são torpes! Por outro lado, esta semana que passou foi difícil difícil mesmo  e eu treinei todos dias segui a planilha direitinho.
Porque eu preciso de uma planilha? Por que eu adoro correr mas sozinha eu não conseguiria não é o meu talento até disciplina é treino.
Passou a páscoa e sigo comendo doses diárias dos chocolates que ganhei, depois da corrida um chocolatinho! Eu posso? Não, ninguém pode mas... e a felicidade em quadradinhos? Estão acabando, ainda bem!!!
Voltando ao treinos, mesmo depois de 10 dias eles foram muito bons. Sigo nos meu objetivo (21km daqui há 77dias) e para  ficar mais  focada vou fazer uma corrida de 16 km dia 13/05, se completar bem vou ficar feliz por que ainda faltaram uns 50 dias para prova e já estarei fazendo 16 km. Meu treinador disse que é claro que dá e eu digo: "será mesmo?" mas a cada treino que começo penso isso: "será que dá?" E se treino, faço musculação, me alimento direito é claro que dá é fisiologia pura!!!
Bem é isso! Semana que vem eu volto para contar  se consegui  manter  o ritmo por mais uma semana. O desafio do blog é este: manter o entusiasmo diário e semanal. Mesmo diante das dificuldades da vida moderna e da preguiça da minha alma de Garfield.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A minha primeira postagem, claro, será para contar uma história...
Eu nunca tive vontade de ter um blog. Sempre achei que não tivesse nada de interessante para contar a ninguém.  No meio de mais uma semana difícil com muito trabalho, muito engarrafamento, pouco tempo para qualquer outra coisa e um treinador perguntando o que houve com a minha motivação, pensei que não poderia desistir. Aí veio a idéia de um blog, para simplesmente compartilhar com o computador ou algum leitor amigo dias como hoje e dias de boas corridas, dias que você sente que evoluiu...
Aí me pergunto: porque mesmo que comecei com esta história de corrida? Isso já faz uns dois anos, sempre fui sedentária e gordinha mas sempre quis fazer um esporte. E assumo que gosto do suor caindo no rosto e da perna doendo...
Uma amiga  corredora acabou me incentivando e  gostei. Nesta época estava no mestrado e foi bom para mim. Mas, até hoje, todos os anos são meio capengas começo bem e quando estou evoluindo, pronto! Vem uma aula, um congresso, uma prova, um experimento e lá vou eu: comer porcaria, dormir pouco e matar treinos (tudo que um corredor amador não deve fazer, para não morrer de língua de fora no próximo treino) aí a inércia toma conta de mim e fica ainda mais difícil retornar...
 Assim,  muitos dos meus meses ao longo do ano são um eterno recomeço nos treinamentos. Não há periodização que funcione ou pace que diminua. Foram inúmeras provas que paguei apenas pela camiseta, hotéis reservados de corridas que não fiz e por aí vai.
Eu não corro por obrigação. É uma escolha eu gosto e me faz bem. Mas se vamos fazer, façamos direito né? Não quero uma vaga nas próximas olimpíadas, mas quero fazer o melhor que posso.
Filosofias a parte... Neste ano resolvi fazer diferente. Tenho um objetivo de completar bem a minha primeira meia maratona, que será no dia 08 de julho de 2012 (faltam 89 dias) aqui no Rio de Janeiro.
Entrei na academia e tudo vinha correndo bem até que... O ano veio quente como sempre! Muitas obrigações de uma aluna de doutorado estudiosa e que adora o que faz. Os dias passam o trabalho me consome e não sobra nadinha para correr. Mas porque tantas pessoas muito mais ocupadas do que  euconseguem? Eu sou mole? Não tenho força de vontade??? NÃO!!! É só cansaço!
É por isso que este blog começa hoje. Hoje eu tinha um treino de 7 km que  eu não fiz, justamente para cria-lo. Ele veio  para ajudar. Vou diariamente postando meus treinos, minhas faltas e coisas relacionadas a corrida e a vida. Espero daqui a 89 dias postar meu tempo da meia e uma foto  na linha de chegada.
Amanhã eu volto com o treino!